POESIA DE AMOR PORTUGUESA E BRASILEIRA;
uma antologia transatlântica
De:
MATEUS, Victor Oliveira
O PRISMA DAS MUITAS CORES
Poesia de Amor Portuguesa e Brasileira
Fafe, Portugal: Editora Labirinto, 2010.
204 p. ISBN 978-972-8616-01-4
www.editoralabirinto.com
Tema inesgotável: Amor. Victor Oliveira Mateus empreendeu uma nova antologia de poemas luso-brasileiros centrada em poetas contemporâneos atuantes na cena literária lusófona. Evitando o lirismo piegas, o lugar-comum da poesia amorosa, da banalidade brega e confessional que vira música sertaneja de má qualidade (certamente que tem um lado bom em tudo) e do famigerado samba-canção de fossa e dor-de-cotovelo (onde sobressaem alguns geniais num mar de mesmice). Fugindo da poesia descritiva e “realista”: “A realidade, em si mesma, é prismática, paradoxal, absurda e por isso mesmo misteriosa e inexplicável”, adverte Antonio Carlos Cortez no prefácio da Antologia.
O repertório é variado em conteúdo e formatos, que vai do verso livre ao recorrente soneto, amostragem da variedade em que a lírica contemporânea se expressa, mesmo renovando.
Inclui 94 poetas portugueses e 42 brasileiros, muitos deles conhecidos do grande público e nomes que freqüentam blogues, revistas virtuais e impressas, além de livros individuais. Ou seja, que estão na rede e na rua. No caso do Brasil, alguns são da Academia Brasileira de Letras: Alberto da Costa e Silva, Antonio Carlos Secchin, Carlos Nejar, Ivan Junqueira, Lêdo Ivo, enquanto alguns outros são postulantes... Vários nomes de brasileiros estão entre os mais celebrados, que são conhecidos do grande público, alguns são antologistas, outros participam de festivais e saraus, sem esquecer dos que são midiáticos e propagam a nossa poesia em livros e revistas eletrônicas: Alexei Bueno, Ana Miranda, Antonio Brasileiro, Antonio Cícero, Donizete Galvão, Eunice Arruda, Floriano Martins, Gilberto Mendonça Teles, Iacyr Anderson Freitas, Ildásio Tavares, Marco Lucchesi, Maria Carpi. Mariana Ianelli,Myriam Fraga, Olga Savary, Renata Pallotini, Ricardo Domeneck, Rodrigo Petronio, Ruy Espinheira Filho, além de outros poetas não menos importantes, entre os quais me incluo (Antonio Miranda)...
Os portugueses estão melhor representados, não sendo possível enumerá-los todos, mas cabendo ao menos lembrar os nomes de Ana Hatherly, Ana Luísa Amaral, António Salvado, E. M. de Melo e Castro, Maria Estela Guedes, Maria Teresa Horta, Nuno Júdice, Valter Hugo Mãe, para citar apenas os mais conhecidos no Brasil.
Não sabemos se vai estar à venda em livrarias brasileiras. Mas agora é fácil comprar pela internet ou através de livrarias brasileiras que fazem a importação valendo-se das facilidades de câmbio, pela valorização de nossa moeda e a isenção de impostos que goza o livro. Vale a pena, se a alma não é pequena... ANTONIO MIRANDA
|